Unidos do Morro estréia com vitória no Metropolitano
Por Marco Pezão
O Campeonato Metropolitano reúne centenas de equipes da várzea paulistana e Grande São Paulo. Dividido em chaves e fases, o campeão deste imenso evento esportivo poderá se vangloriar de ostentar tal título.
A Agremiação Atlética Unidos do Morro faturou o tricampeonato desta cidade serrana nos anos de 2001, 2002 e 2003. Este último teve a companhia de outro campeão, o Paraná Rod Raf.
Representando Taboão da Serra, a equipe azul e branco teve três ônibus em sua comitiva viajando até o vizinho município de Cotia. O adversário é EC Cotiano, equipe tradicionalmente conhecida e fundada em 1958. Já, o Unidos do Morro tem dez anos de existência e sua ascensão no futebol começou em 1997, quando sagrou-se campeão da 2a divisão taboanense.
O primeiro desafio frente ao EC Cotiano aconteceu domingo passado no campo do Atalaia, na estrada do Morro Grande, às 14 horas, onde as bandeiras do clube visitante passaram a tremular e ocupar todo o espaço da arquibancada e alambrados. Os torcedores sentiram-se em casa. Mulheres, crianças, simpatizantes, o batuque comendo solto, e até o mascote, o cachorrão Marrocos, acompanhou o folguedo. A segunda partida será neste domingo, 29/08, às 14 horas, no CC Mituzi.
Com a bola rolando, as duas equipes passaram os quinze minutos iniciais tocando de lado, sem profundidade, na base do estudo. A primeira boa investida veio do Unidos do Morro e saiu dos pés do ala direito Igor. Ele bateu de longe e o goleiro Paulinho adiantado levou sorte ao tocar com ponta dos dedos para escanteio.
Com mais confiança o Morro cresceu e o meia Tatinha inicia a jogada tocando o atacante Axé, que serve o meia direita Betinho invadindo pela esquerda. Já dentro da área e praticamente sem ângulo, usou a criatividade ao bater na bola com um biquinho sutil. A redonda caprichosamente cruzou a área pequena e tocou na trave antes de morrer enlaçada na malha da gaiola.
Com a vantagem de 1 a 0, o Unidos do Morro passou a dominar. Em outra jogada iniciada no meio campo, Tatinha lançou o matador Axé, que, ganhando do zagueiro, mandou outro pombo pro fundo da malha da gaiola: Unidos do Morro 2 a 0.
Na segunda etapa, o azul e branco escalado por Neca e Mauricio diminuiu o ritmo. Com isso o Cotiano investiu no ataque e o goleiro Romário voou alto para praticar uma linda defesa. As quatro substituições simultâneas não surtiram efeito imediato e a pressão teve seqüência até o centro avante Alvino, de cabeça, mexer no placar e desconta, 2 a 1.
E foi só. O centro avante Axé, ainda foi seguro pela camisa antes de finalizar uma jogada que fatalmente resultaria em outro gol. O juiz deixou passar batido e logo terminou a partida que deu ao Unidos do Morro a vantagem do empate neste decisivo jogo de volta, onde, com certeza, a La Bambonera irá tremer.