Vacina contra febre amarela em Itapecerica da Serra é restrita para quem mora ou trabalha na cidade
A Prefeitura de Itapecerica da Serra decretou estado de alerta por devido os casos de febre amarela na região. Com isso, a vacinação está direcionada exclusivamente aos moradores, ou quem trabalha e circula pela cidade.
Segundo a Prefeitura, desde que os laudos do Instituto Adolfo Lutz em dezembro de 2017, confirmaram a morte de macacos por febre amarela, Itapecerica da Serra deu início imediato à vacinação e acolheu milhares de moradores de outras cidades. Mas devido à morte de um humano, e como muitos moradores de área de risco estavam perdendo a oportunidades de receber a dose, pela alta procura de pessoas de fora (de locais sem foco da doença, entre outros), a Prefeitura se viu obrigada a decretar estado de alerta. O município tem 62% do território formado por mata.
As pessoas que quiserem se vacinar, devem obrigatoriamente apresentar comprovante de residência ou de trabalho, carteira de vacinação e documente de identidade com foto. A vacinação na cidade continua por tempo indeterminado nas Unidades de Saúde, com a entrega de senhas das 8h às 14h (ou até encerrar o lote disponível para o dia). Somente receberão senhas quem apresentar os documentos.
Do início da vacinação, dezembro, até o último sábado, dia 20, já foram aplicadas, via campanhas e atendimentos nas Unidades, cerca 130 mil doses, informou a Autarquia de Saúde.