Vacinação contra a Covid: 61,71% da população de Taboão da Serra tomou a primeira dose
Taboão da Serra segue com a vacinação em adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades ou alguma deficiência permanente, além de grávidas, lactantes e puérperas
Os taboanenses que tomaram a primeira dose de vacinas contra a covid correspondem a 61,71% da população total. São 181.235 pessoas, de acordo com dados divulgados pela Prefeitura de Taboão da Serra, às 14h desta quarta-feira, dia 17. Os que estão com o ciclo vacinal completo, ou seja, que tomaram as duas doses ou a dose única são 23,46%, um total de 68.895 doses aplicadas.
Somando a primeira, a segunda e a dose única, são 250.130 doses aplicadas desde o começo da vacinação, em janeiro.
Taboão da Serra segue com a vacinação em adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades ou alguma deficiência permanente, além de grávidas, lactantes ou em período de até 45 dias após o parto. Esse público recebe a vacina da Pfizer. A aplicação das doses acontece nas 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 7h às 17h.
Segundo a prefeitura, é necessário a apresentação de laudos, receitas e exames médicos para comprovar a comorbidade, que segue a mesma lista dos grupos de adultos. (Confira a lista completa de comorbidade).
Para receber a vacina é necessário apresentar comprovante de endereço de Taboão da Serra, cartão do SUS e documento de identificação com foto. Para agilizar o atendimento, é ideal que o morador realize pré-cadastro no portal VacinaJá pelo site www.vacinaja.sp.gov.br ou pelo WhatsApp +55 11 95220-
Vacinação de grávidas e puérperas
As grávidas em qualquer período gestacional deverão apresentar relatório ou laudo médico com indicação do profissional para tomar a vacina. As puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias) devem apresentar certidão de nascimento da criança.
A vacina
A vacina contra a covid-19 da Pfizer foi a primeira a receber o registro definitivo no Brasil. Em junho, o imunizante da farmacêutica americana contra o novo coronavírus, obteve o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação em grupos com 12 anos de idade ou mais.
Cronograma de Vacinação
18 agosto: 12 a 17 anos com comorbidades
30 agosto: 15 a 17 anos
06 setembro: 12 a 14 anos