Vacinação contra a gripe ainda não atingiu a meta em Taboão da Serra, Embu e Itapecerica
Taboão vacinou 68% do público, Embu 60% e Itapecerica 58%; meta do Ministério da Saúde é de 90% até o próximo dia 31
Matheus Herbert, Gazeta de S.Paulo
Faltando apenas uma semana para o fim da campanha de vacinação contra a gripe em todo o país, as cidades da região sudoeste da Grande São Paulo ainda estão longe da meta. As prefeituras de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra pedem que os moradores procurem as Unidades Básicas de Saúde (UBS), já que os números são baixos, principalmente em relação às crianças e às gestantes. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é que 90% recebam a dose contra o vírus influenza até o próximo dia 31.
A cidade de Taboão da Serra já imunizou cerca de 68% do público alvo da campanha, o que corresponde a 44.126 mil doses aplicadas. O objetivo do município é imunizar 64.622 munícipes do grupo prioritário, que inclui pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses e menores de seis anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, população indígena, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes e jovens que cumprem medida socioeducativa (de 12 a 21 anos), presos e funcionários do sistema prisional.
“A vacina é muito importante, ela não é para o doente, ela é justamente para a pessoa não ficar doente. Existem diversas campanhas dizendo para as pessoas não tomarem a imunização, mas alertamos que ela é essencial”, diz a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner. Ainda de acordo com Zaicaner, “o vírus H1N1, uma vez não combatido, leva a sequelas muito grave como o óbito da pessoa”.
“É preciso saber que existem inúmeros e diferentes vírus da gripe e a vacina protege contra três principais que são o H1N1, H3N2 e Influenza B. Esses são os mais perigosos e podem até matar, portanto se você tomou a vacina e sentiu algum sintoma de gripe, não quer dizer que você está com a doença, como muitos falam, quer dizer que você está imunizado. Vacine-se, ela é segura e salva vidas”, complementou o prefeito de Taboão da Serra, Fernando Fernandes.
Em Embu das Artes, a prefeitura informou à Gazeta que até o dia 15 deste mês, cerca de 60% da população havia tomado a vacina. De acordo com a Secretaria de Saúde, 29.040 doses foram aplicadas. A meta é vacinar 48 mil pessoas. No caso das crianças e gestantes, a cobertura está em 54,4% de cada grupo.
A situação mais delicada é o do município de Itapecerica da Serra. O último balanço aponta que foram vacinadas 25.859 pessoas, o que corresponde a cerca de 58% do público.
Atendimento
Em Embu das Artes, a vacina pode ser tomada em qualquer uma das 16 unidades básicas de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. No site da administração é possível ver todos os endereços e os telefones de contato.
No sábado, as unidades do Jardim das Oliveiras/Marabá, Margaridas e CSU em Taboão da Serra abriram das 8h às 17h, para aplicar a dose da vacina. Desde o começo da campanha as 13 Unidades Básicas de Saúde de Taboão também atendem das 8h às 17h. Para receber a vacina é necessário levar a carteirinha de vacinação, o cartão SUS e o documento de identidade.
Já em Itapecerica da Serra, as 12 unidades de saúde da cidade, sendo três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e oito Unidades Saúde da Família (USFs), atendem das 8h às 16h. Mais informações pelo site www.itapecerica.sp.gov.br.