Vacinação: ‘Dia D’ contra Sarampo é realizado em Taboão da Serra e região no sábado, 15
Campanha tem como público-alvo menores de 19 anos. A campanha nacional de vacinação acontece até 13 de março em todo o país
O Ministério da Saúde vai realizar o “Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo” neste sábado, dia 15, das 8h às 17h. O objetivo é imunizar as crianças de seis meses e os menores de 19 anos que ainda não foram vacinados ou que estão em atraso com alguma dose contra o sarampo. Em Taboão da Serra a cobertura vacinal é de 98%, segundo dados da Secretária de Saúde.
As UBS’s de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra estarão atendendo os munícipes das 8h às 17h. Para se vacinar é necessário levar a carteirinha de vacinação, o cartão SUS e o documento de identidade.
Com o conceito “Mais proteção para a sua família”, a campanha visa sensibilizar pais e responsáveis sobre os riscos de não vacinar seus filhos, reforçando que o sarampo é uma doença grave e que pode matar. Em Taboão da Serra, de acordo com a secretária de Saúde, dra. Raquel Zaicaner, a cobertura é de 98%.
“Nossa cobertura é de 98%. Neste sábado todas as UBS estarão abertas das 8 às 17h. É importante levar a carteira de vacinação e um documento com foto para identificação. A população que da campanha será de 5 a 19 anos. E após o dia D, a população pode procurar as UBS para se vacinar”, informou a secretária.
A vacina é contraindicada para pessoas imunodeprimidas e gestantes. As pessoas que tiverem dúvidas quanto à imunização adequada devem procurar um posto, com a carteira vacinal em mãos, para que um profissional de saúde verifique a necessidade de aplicação, que ocorrerá de forma “seletiva”, ou seja, apenas em quem tiver alguma pendência.
Brasil
O Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A meta da pasta será vacinar 3 milhões de crianças e jovens de 5 a 19 anos. O período de vacinação começa nesta segunda a vai até 13 março. No dia 15 de fevereiro será realizado o “Dia D” de mobilização para alertar os pais e responsáveis sobre o risco de não vacinar os filhos.
Segundo o ministério, foram encaminhadas neste ano 3,9 milhões de doses da vacina tríplice viral aos estados. O número corresponde a um aumento de 9% no volume de doses que foram solicitadas, segundo a pasta.
De acordo com os números de registros da doença, em 2019 foram registrados 18,2 mil casos de sarampo em 526 municípios. Em São Paulo, foram registradas 14 mortes e uma em Pernambuco. O maior número de casos também foi registrado em São Paulo, 16 mil.
A campanha de vacinação faz parte de uma estratégia nacional para interromper a transmissão do sarampo e eliminar a circulação do vírus. As duas primeiras etapas ocorreram no ano passado. Em 2020, estão previstas mais duas. A primeira, entre junho e agosto para o publico de 20 a 29 anos de idade, e outra, também em agosto, para a população de 30 a 59 anos de idade.
Com informações da Agência Brasil