Veja a repercussão na classe política após a morte do ex-vereador Caboré
Os ex-vereadores Caboré, Arlete Silva e Olívio Nóbrega em foto de 2002
O ex-vereador Caboré morreu na tarde desta terça-feira, dia 11, em decorrência de insuficiência respiratória. Nos seus dois mandatos na Câmara Municipal de Taboão da Serra, Caboré colecionou polêmicas, mas também deixou um legado de conquistas para bairros da periferia e uma legião de amigos e admiradores.
O Portal O Taboanense conversou com ex-vereadores e com a classe política para ouvir a repercussão que a morte de Caboré deixa em Taboão da Serra.
O ex-vereador Paulo Félix lamentou a morte do amigo. “Que notícia mais triste, conheci o Caboré como líder metalúrgico. Líder de movimento popular, uma pessoa carismática, vai fazer muita falta. Sinto muito a morte do Caboré, uma figura tradicional, lutadora, que veio do movimento operário, e que eu tive o prazer de conviver. Uma referencia na região do Jd. Salete, Maria Helena. Fico muito consternado, muito triste com a notícia da morte dele”.
Já o ex-vereador Olívio Nóbrega, que foi parlamentar durante os oito anos que Caboré fez parte da Câmara Municipal, disse que o colega deixa muitas histórias e conquistas. “Um grande parceiro, lutador das causas sindicais e teve um papel fundamental no crescimento de Taboão da Serra durante seus dois mandatos. Sempre defendeu a permanência das empresas aqui na cidade, lutou muito pelo Jd. Salete. Infelizmente tivemos essa notícia triste na tarde de hoje”.
A ex-vereadora Arlete Silva, que dividiu o plenário com Caboré entre 2000 e 2004, disse estar entristecida com a notícia: “Lamento muito a morte desse amigo parlamentar que se dedicou e contribuiu muito com à população Taboanense”.
O ex-prefeito Evilásio Farias, em entrevista ao Portal O Taboanense, também comentou sobre a morte de Caboré: “Mudou-se daqui para um plano superior o meu amigo Valmir Bandeira. Caboré, como Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, foi um dos maiores líderes sindicais de Taboão da Serra e região. Foi também eleito Vereador, em 1996, pelo partido que eu presidia na época, PSDB. Fez uma gestão muito atuante e de destaque na Câmara Municipal”.
Evilásio ainda disse que “Caboré tinha uma característica muito marcante, orador nato e com ele as palavras não faziam curvas, ia sempre direto ao ponto. Deixa para todos nós, um legado de vida dedicada as causas coletivas. Nessa hora de dificuldade e tristeza para amigos e principalmente seus familiares, peço a Deus a misericórdia para sua alma e o conforto para toda família” .
A morte de Caboré deixou a classe política em tristeza nesta terça-feira. O ex-vereador Natal disse a nossa reportagem que ele “era um grande amigo, uma pessoa sempre comprometida com a classe dos trabalhadores. É um cidadão maravilhoso, sempre tinha contato com ele, e só tenho elogios a ele, sempre participou das decisões importantes da nossa cidade. Lamento muito sua partida”.
Outro ex-vereador que esteve ao lado de Caboré na Câmara Municipal entre 1996 e 2000, professor Said lamentou a sua morte. “Recebi com muita tristeza, fiquei abalado com a notícia, porque o Caboré, realmente foi um grande representante, foi como um prefeito do Jd. Salete, um sindicalista, ele tinha umas tiradas muito bacanas, folclóricas. Foi uma perda irreparável para a cidade de Taboão da Serra, que ele representou com muita dignidade. Deixa saudades, nós convivemos, tivemos divergências políticas, mas no fim a gente sempre tomada uma cervejinha juntos. Lamento profundamente”.
O ex-vereador Savazzi, ambos eleitos pelo PSDB em 1996, disse estar consternado com a notícia da morte de Caboré. “Tudo que conquistou foi para o povo, sua luta sempre foi pelo direito da população e dos trabalhadores. Brincava com ele, chamava de meu amigo ‘coronel’ Caboré, sempre apaixonado pela Bahia , por Taboão da Serra e, claro, pelo Jd. Salete. Tempestuoso, mas com coração de criança, sofria com as ingratidões humanas , estará eternamente marcado em minha alma”.
José Luiz Elói, presidente da Câmara Municipal na época que Caboré era vereador, disse lamentar a morte do colega. “Estivemos juntos durante muitos anos, aprendi muito com ele, foi um grande líder. Tenho muito carinho e afeição por ele. Deixou meus sentimentos para sua família e que Deus conforte o coração dos parentes e amigos”.
O prefeito Fernando Fernandes lamentou a morte de Caboré. “Meus sentimentos aos familiares e amigos. O Caboré faz parte da história de Taboão, e principalmente do Salete. Convivi muitos anos com o ele como sindicalista e como vereador. Ele foi líder do nosso governo e nessa época pudemos fazer muito por Taboão, a pavimentação da Cid Nelson Jordano, a UBS do Salete, importantes obras de infraestrutura”.
A deputada estadual Analice Fernandes, em nota ao Portal O Taboanense, elogiou a história e o legado deixado pelo ex-vereador. “Valmir Bandeira, o Caboré, era um político ativo, defensor dos trabalhadores, lutou muito pelo Jardim Salete. Polêmico, nunca escondeu suas opiniões, um lutador. Ele deixa exemplo de perseverança e de coragem, nossos sentimentos a toda sua família”.
O deputado estadual Aprígio também lamentou a morte de Caboré. “É com grande pesar que recebo a notícia do falecimento do querido amigo, e ex-vereador de Taboão da Serra, Valmir Bandeira, conhecido como Caboré. Um grande líder do sindicato dos metalúrgicos e comunitário, representante assíduo do bairro Jd. Salete, onde lutou arduamente pela urbanização. Caboré foi um grande parceiro e seu apoio ao nosso projeto nas últimas eleições foram de grande importância. A toda a família deixo meus votos de pesar e o meu abraço”.
O presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, vereador Marcos Paulo, decretou luto na Casa. “É com muita tristeza que recebemos essa notícia, nossas condolências e orações para que Deus conforte a família a família do ex-vereador Caboré, que deixou um legado de muita luta e garra por nossa cidade, um homem que deixou muitos amigos. A Câmara Municipal está de luto, com suas bandeiras a meio mastro. A história do ex vereador Caboré está registrada nos anais da história da nossa cidade”, disse o parlamentar.