Veja o resultado final da eleição da OAB sub-sede Taboão da Serra
Casa da Advocacia e Cidadania de Taboão da Serra está localizada na rua Ernesto Rosa da Fonseca, 73 – Pq. Pinheiros
Realizada na última quinta-feira, dia 29, a eleição da OAB sub-sede Taboão da Serra movimentou os advogados do município. Ao todo, 568 profissionais votaram no pleito que elegeu a Dra. Elaine Abud Santana como a nova presidente da entidade. Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo.
A chapa 1, encabeçada por Ealine Santana obteve 226 votos. Em segundo lugar, ficou a chapa 2, do atual presidente Moacir Tertulino, com 162. Em terceiro, a chapa 3, Liderada por Débora Santos, que obteve 125 votos. A chapa 4, que tinha como candidato a presidente o advogado Sérgio Lázaro Ferreira, obteve 34 votos. Ainda foram registrados sete votos em branco e 14 nulos.
A chapa vencedora é composta por Elaine Abud Santana presidente, José Cordeiro Siqueira, vice-presidente, José Roberto Lopes, secretário geral, Vanessa Borella, secretária adjunta e Márcia Lagrotta, tesoureira. O novo grupo assume a OAB de Taboão da Serra por um mandato de três anos a partir de 1º de janeiro de 2019.
Entre as prioridades de seu mandato, está uma proposta que promete ser polêmica. Elaine quer implantar o “OAB Concilia”, um contraponto ao Centro Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, conhecido como Cejusc, instalado na Câmara Municipal de Taboão da Serra há dois anos, onde as partes envolvidas não precisam necessariamente d eum advogado para buscar um acordo.
“Vamos ser um contraponto ao Cejusc, que existe hoje na Câmara Municipal. Hoje não precisa de um advogado [para as audiências], o que é muito triste. Vamos fazer dentro da Ordem (OAB) esses processos, que podem ser feitos lá, para tirar isso do judiciário, o juiz só homologa no Fórum. Não vamos acabar com o Cejusc, vamos diminuir consideravelmente [o número de causas] inclusive com advogados atuando nas negociações”, diz a presidente eleita.
Elaine diz que pretende trazer para os advogados do município a Escola Superior de Advocacia (ESA). “A ideia é dar continuidade nesses cursos, já que atualmente eu sou vice-presidente, essa é uma opção para reciclar os colegas, em vez de irem para o Centro [da capital São Paulo] trazemos os professores para cá”.
Sobe os projetos à frente da OAB, Elaine diz que irá dar atenção especial aos estudante de Direito em Taboão da Serra. “Temos que focar nos novos advogados, que estão se formando e chegando muitas vezes despreparados para o mercado, para o que é a advocacia. Temos um projeto que é o ‘OAB Integra’ que colocar esse formando no mercado. Vamos até as faculdades para implementar esse programa”.