Vendas de Natal podem crescer 5% em Taboão da Serra, diz pesquisa
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〉 Nely Rossany
O comércio está otimista com as vendas de Natal deste ano. Segundo pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP), o crescimento médio das vendas deve ser de 5% em Taboão da Serra em relação ao ano passado. Cada consumidor deve gastar em média, de R$ 50 a R$ 150 com presentes.
O número é maior do que o esperado no comércio da capital paulista, que é de 3%. “O Natal é a data mais positiva do ano para o varejo. Mesmo havendo Black Friday em novembro, a tradição do Natal é muito forte entre os brasileiros. Para 2017, acreditamos numa ligeira melhora mesmo sabendo de toda a influência da economia no país”, explica o presidente da FCDLESP, Mauricio Stainoff.
A pesquisa foi realizada com a participação das principais CDLs (Câmara de Dirigentes Lojistas) do estado de São Paulo. Em relação ao ano passado, Taboão da Serra apresentou um leve crescimento segundo, o presidente da CDL da cidade, Augusto da Fonseca, o ano de 2018 pode ser melhor na região do que 2017, mesmo que seja com lento crescimento.
Interior de São Paulo
Cidades como Sorocaba e Barretos acreditam em um crescimento de vendas em torno de 5%, assim como nas contratações temporárias. “Precisaremos de mais mão de obra neste período de fim de ano, por isso pretendemos contratar 20% a mais de funcionários, com possibilidade de 10% do total ser efetivado. Por isso, vamos ampliar também o tempo de funcionamento das lojas”, afirma o presidente da CDL de Sorocaba, Antônio Luís de Almeida.
Para o interior do estado, a expectativa é de um ticket médio de compra entre R$ 50,00 e R$ 150,00.
Litoral
O litoral paulista é a região mais confiante do estado, mesmo com o histórico desfavorável de 2017. “Este ano não foi muito bom economicamente falando, mas continuo acreditando que o investimento em capacitação dos colaboradores vai ajudar a alavancar a economia”, alega a presidente da CDL de Bertioga, Marisa Montes Negro. A cidade prevê um crescimento nas vendas de 12%, com um ticket médio de R$100,00 a R$150,00.
Já Praia Grande acredita em um aumento de 20%, considerando o crescimento da cidade como ponto favorável para o comércio local. O ticket médio previsto é de R$ 50,00 a R$ 150,00. As informações são da Agência Brasil.