Vereador Anderson Nóbrega apresenta projeto que visa incluir pessoas com transtorno do espectro autista em atividades esportivas em Taboão da Serra
O projeto de lei “Autista no Esporte” visa a promoção de atividades orientadas especificamente para as pessoas do espectro autista, além de oferecer atendimento multiprofissional
Vereador Anderson Nóbrega e Elaine Andrade da Associação Borboleta Azul
No dia 02 de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Criado em 2007 a data tem por objetivo difundir informações para população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas por esta síndrome neuropsiquiátrica.
Taboão da Serra tem uma vasta programação dedicada a causa, porém devido a pandemia do novo coronavírus, desde o ano passado algumas delas foram suspensas, entre elas, a Caminhada Azul. Idealizada pelo ex-vereador Eduardo Nóbrega em 2017, o evento conta com o apoio e participação da Associação Borboleta Azul, entidade que reúne mães, amigos, familiares e profissionais da saúde e educação que são a favor da causa.
“Em Taboão da Serra a luta pela conscientização do autismo começou com as mães da Associação Borboleta Azul, com a Elaine Andrade, que é uma grande ativista da causa, junto com o ex-vereador Eduardo Nóbrega. Sou um grande incentivador, quero e vou lutar pela causa, vou ajudar todas as mães, junto com a Câmara Municipal e o vereador Ronaldo Onishi, que também desenvolve atividades pela causa, cada um fazendo sua parte para melhorar a causa”, pontuou o vereador Anderson Nóbrega.
Apoiador da causa, Anderson Nóbrega lembra que Taboão da Serra tem leis importantes dedicada à causa autista e que a união de todos os parlamentares vai contribuir para que políticas públicas de qualidade possam ser desenvolvidas no município.
O vereador Anderson Nóbrega apresentou na Câmara Municipal de Taboão da Serra o projeto de lei “Autista no Esporte”, destinado a promover o acesso de crianças, jovens e adultos do espectro autista a exercícios físicos especializados.
O projeto prevê, que o executivo deverá promover atividades orientadas especificamente para as pessoas do espectro autista, devendo, inclusive, oferecer atendimento multiprofissional e separado por faixa etária e gravidade funcional. Os pais ou cuidadores também poderão usufruir de atividades orientadas a eles, no período das atividades aos filhos ou em outro momento adequado.
“Temos leis importantes na Câmara Municipal, sou a favor da união de todos para que a gente possa fazer uma política pública de qualidade, quanto mais conhecimento o povo tiver, vai ser melhor para a luta a favor do autismo”, ressalta Anderson Nóbrega.