Vereador Eduardo Nóbrega defende implantação do Samu Veterinário em Taboão da Serra
A população de cães e gatos de Taboão da Serra é estimada em 30 mil animais. E a cada dia cresce a demanda por serviços ligados a eles. O vereador Eduardo Nóbrega defende que o município crie uma série de políticas públicas para a proteção dos animais. Entre as iniciativas, Nóbrega defende a implantação do Samu Veterinário.
De acordo com o vereador, diversas cidades do país já contam com o serviço. “Curitiba implantou esse serviço no final de setembro e já tem ótimos resultados, por dia atende a cerca de seis chamados e salvou a vida de muitos animais em situação de abandono e risco. Depois de resgatados, recebem todos os cuidados, além de serem castrados e vermifugados”.
O Samu Veterinário poderá socorrer animais atropelados, feridos ou vítimas de maus tratos. “Cresce a cada dia o número de ocorrências uma vez que a população de animais não para de aumentar. Muitos cães, principalmente, são abandonados nas ruas da nossa cidade e o poder público tem a obrigação de dar uma resposta e garantir o bem-estar deles”, afirma Eduardo Nóbrega.
Segundos dados da Secretaria Estadual de Saúde, Taboão da Serra tem cerca de 29 mil animais, sendo 24 mil cachorros e cerca de 5 mil gatos. O número é calculado com base nas médias de animais vacinados, conforme série histórica do município.
Nóbrega acredita que o número pode ser ainda maior. “Esse levantamento não leva em consideração os animais de rua, é uma média feita com base nos anos anteriores, então esse é um desafio que temos, além de garantir o bem-estar de cães e gatos, é fundamental evitar a proliferação de doenças transmitidas por eles ou que os têm como vetor”.