Vereador Tales Franco quer homenagem para criador da Encenação Teatral Paixão de Cristo
A Encenação Teatral Paixão de Cristo chegou a sua 56ª edição, a festa popular mais antiga de toda a região. E o criador deste espetáculo, que atravessa gerações, é o ator Manoel da Nova, que faleceu em 2011. Agora, a Câmara Municipal de Taboão da Serra quer prestar uma homenagem dando o nome de uma das salas do Cemur a Manoel da Nova.
A iniciativa do projeto é do vereador Tales Franco e foi subscrita por Paulo Félix. A proposta é dar o nome de Sala Manoel da Nova para um dos espaços que compõem o Cemur. “Nossa intenção é homenagear esse homem que foi um ícone da cultura taboanense, que criou o espetáculo mais importante de toda a região”, disse.
Além da criação da sala, Tales Franco propõem que todos os anos, uma semana antes da Encenação Teatral Paixão de Cristo, seja realizada a exposição “Assim Começa uma Paixão”, que conta a história do espetáculo e já esteve em cartaz no Shopping Taboão. “Queremos usar essa exposição para divulgar e preservar a memória deste evento cultural de Taboão da Serra”, disse o vereador.
Sobre Manoel da Nova
Manoel da Nova foi um brilhante ator cômico, tendo contracenado na TV, com Manoel da Nóbrega e Ronald Golias nos velhos tempos da Rádio e Televisão Tupy e TV Record e no teatro com inesquecível ator Procópio Ferreira. Ele fazia um pouco de tudo para produzir o espetáculo: escrevia e adaptava os textos, criava cenários e atuava, durante mais de 40 anos, Nova responsabilizou-se por apresentar, nas ruas de Taboão, a Encenação Teatral Paixão de Cristo, que era acompanhada por milhares de pessoas.