Vereadores de Itapecerica da Serra criticam obras da Sabesp e ironizam secretário de obras
Vereadores ironizaram atitude de secretário de Obras que, segundo eles, estaria “catalogando” ruas que precisam de asfalto através de um grupo do WhatsApp
Durante a terceira sessão do ano, realizada nesta terça-feira, dia 19, os vereadores da Câmara de Itapecerica da Serra voltaram a criticar as obras da Sabesp no município. Moradores reclamaram que existe um buraco feito pela concessionária que está aberto há seis meses. A cidade tem uma lei municipal que multa a Sabesp nesses casos.
O vereador Markinhos da Padaria (PROS) disse estar decepcionado com a concessionária. “O que me deixa triste é que a prefeitura não tenha competência de multar ou autuar essa Sabesp. É uma vergonha na nossa cidade. Queremos as notificações dessa concessionária que faz um péssimo trabalho na nossa cidade. A prefeitura está tampando buraco que a Sabesp está abrindo”, criticou.
Outros parlamentares também criticaram a empresa. O vereador Zecas disse que há um descaso da Sabesp com a cidade de Itapecerica da Serra. “Temos ruas que são mata burro e temos uma rua no Jacira que está desse jeito, ela fez vários cortes nessa rua. A sociedade está sofrendo muito”.
O vereador Cepacol (PSC) disse que o problema atinge vários bairros da cidade, inclusive o Branca Flor. “A Sabesp vem, rasga a rua, faz um serviço de tapa buraco de péssima qualidade e depis joga uma massa fria lá e quem sofre é a população”.
O autor do requerimento, Allan Dias (PSC), afirmou que “é uma falta de vergonha da Sabesp”. Ele lembrou que o município tem a lei que pune esse tipo de descaso da empresa e que, segundo um funcionário da prefeitura, a Sabesp teria sido multada pelos serviços mal executados no Branca Flor. “As multas podem chegar a 6 milhões de reais”.
Para o presidente da Câmara Municipal, Pastor Márcio (PSC) fez uma mea culpa e pediu uma atuação mais enérgica do Legislativo Itapecericano em relação a Sabesp. “As pessoas quando vão beber a água, ela está suja. O tratamento do esgoto, precário. E quando se fala em buracos, aí é uma calamidade. O discurso nosso está muitas vezes, já constrangedor para nós. Falamos sempre a mesma coisa e não aguentamos mais, precisamos chamar a Sabesp para uma audiência pública, como fizemos com a Eletropaulo”.
Os vereadores também ironizaram uma “medida” tomada pelo secretário de Obras Carlos Hueb, que teria dito em um grupo de WhatsApp que o cronograma de ruas que serão asfaltadas são “catalogadas” e ficam a espera de recursos para
O requerimento 57/2019, de autoria do vereador Jonas Feijó (MDB) questionou a prefeitura se as ruas que precisam de asfalto “já foram catalogadas”. A leitura do documento provocou risadas entre os vereadores que criticaram a postura do secretário.
Jonas Feijó disse que apresentou o requerimento após inúmeras reclamações. “Isso foi fala dele, conforme as reclamações vão chegando, as ruas vão sendo catalogadas. Fiz o requerimento para saber se ele já catalogou todas as ruas que precisam. E quem ainda não fez, dá tempo, tem um ano e meio ainda, entra lá [no grupo de WhatsApp] e dá o nome das ruas que ele está atendendo, ele está lá catalogando”, disse.
Já o vereador Markinhos da Padaria classificou a medida como “uma grande piada” e disse estar “cansado dessas piadinhas furadas”. Para ele, o secretário “passa nas ruas e nem sabe o nome delas, e vem aí com esse papinho de catalogar é piada, quero explicação dele. Vamos esperar o piadista acabar de catalogar aí”. O requerimento foi aprovado.