Vereadores de Taboão da Serra cobram Hospital Geral de Pirajussara sobre tomógrafo quebrado
Vereadores de Taboão da Serra cobram manutenção do tomógrafo do HGP
- Acompanhe as redes sociais do Portal O Taboanense e fique sempre ligado em tudo o que acontece de importante em Taboão da Serra e região. Siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter e no Youtube
Na sessão desta terça-feira, dia 20, os vereadores de Taboão da Serra cobraram o Governo do Estado para que o tomógrafo do Hospital Geral de Pirajussara (HGP) seja consertado o mais rápido possível. Segundo diversos relatos de moradores, o equipamento está quebrado há semanas.
A situação obriga que pacientes internados no HGP precisem ser removidos para outros hospitais da região, em deslocamento que muitas vezes pode durar mais de seis horas. Além do desgaste dos internados, as ambulâncias responsáveis pelo trajeto ficam ‘presas’, sem poder atender outras ocorrências, muitas vezes urgentes.
O vereador Anderson Nóbrega utilizou a tribuna para denunciar essa situação. “O tomógrafo do HGP, que é administrado pela SPDM, está quebrado há semanas e está dando muito trabalho para nossa Saúde aqui em Taboão da Serra, dificultando o trabalho dos funcionários que trabalham na locomoção, demorando cinco, seis horas para atender a população da nossa cidade. Eles têm obrigações contratuais, precisa ser revisto de forma rápida”, discursou.
O vereador Ronaldo Onishi lamentou a situação do equipamento quebrado e pediu ao governador Tarcísio de Freitas que especialidades que deixaram de ser atendidas no HGP voltem a ser atendidas no local. “Especialidades que foram tiradas no governo anterior como oftalmologia, fisioterapia e dermatologia, bem
como as operações de catarata, precisam voltar de forma urgente. É imperativo que essas especialidades voltem. O Tomógrafo está quebrado e os moradores da região estão precisando ser removidos para outras cidades. E essas remoções são longas, é uma falta de empatia essa situação”, reclamou.
O tema tomou conta da sessão. O vereador Sandro Ayres também falou sobre o problema do equipamento quebrado. “Tivemos uma reunião com o deputado estadual Dr. Eduardo Nóbrega e ele já levou essa demanda para a Secretaria de Saúde do Estado. Esse é um apelo que fazemos para o governador, para que o quanto antes possamos ter esse tomógrafo arrumado, porque ele salva vidas”, diz.
O vereador Enfermeiro Rodney também apontou o problema do tomógrafo do HGP e sugeriu que o município alugue um equipamento para que a população não seja prejudicada. “Quando tivermos um contrato com a empresa que administrará o Pronto Socorro do Antena, que tenha uma cláusula para que esse equipamento
esteja à disposição da população. Não podemos ficar sem esse tomógrafo”, afirmou.
A vereadora Luzia Aprígio lembrou que o deputado federal Nilto Tatto enviou uma verba de R$ 373 mil para o HGP para manutenção do tomógrafo. “Essa verba deveria ser usada para o equipamento que tanto faz falta, não só para Taboão da Serra, mas para toda região. Precisamos ter esse socorro quando precisamos. Quero pedir ao governador Tarcísio, que ajude nossa região”, pediu.
Ainda sobre saúde, Érica Franquini reforçou o pedido para que as especialidades que foram tiradas, voltem. “A população não tem para quem recorrer, o Governo do Estado precisa ver essa situação para que esses atendimentos voltem”. A vereadora também pediu que fosse feito um estudo jurídico para que autorize que
as emendas impositivas dos vereadores sejam unidas para a compra de um tomógrafo para o município.
Já a vereadora Joice Silva disse que a SPDM presta um serviço ruim no HGP, inclusive com cirurgias canceladas na última semana. “É lamentável que a população esteja passando por essa humilhação. Apresento um voto de repúdio à SPDM para que o governador tome uma atitude. É uma vergonha nossa população passar por isso, não está no nosso alcance, porque é o Estado que administra. Mas vamos marcar uma audiência para a troca dessa empresa e que resolvam o problema da tomografia”, reforça.
Outro vereador que utilizou a tribuna para se manifestar sobre a situação foi Nezito, que se colocou à disposição para colocar as suas emendas impositivas para a aquisição de um novo tomógrafo para a cidade.
O vereador Alex Bodinho lembrou que a SPDM administrou durante muitos anos as unidades de urgência e emergência do município, e que é preciso mudanças. “O povo está sofrendo governador. Uma vaga no HGP demora quatro, cinco horas, e olha lá se aceitar. Vamos notificar essa empresa que não está aceitando os
pacientes da nossa cidade”.
Por último, o presidente da Câmara Municipal, André Egydio disse que a saúde do município depende do HGP. “Antes, quando a SPDM estava aqui [na gestão municipal], tínhamos porta aberta. Agora temos dificuldade. Não podemos ficar na dependência da SPDM, já se faz tarde ela sai de lá. Essa empresa está
dificultando a vida da população de Embu das Artes e Taboão da Serra. É só ver a diferença no atendimento do HGIS (Hospital Geral de Itapecerica da Serra). Temos que pensar em ter até uma ressonância aqui. Vamos conversar com o prefeito para esses ajustes”.
LDO
A votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, prevista para acontecer na sessão de terça-feira, dia 20, foi adiada para a semana seguinte, dia 27.