Viação Miracatiba falta em audiência e revolta vereadores de Embu das Artes
Vereadores prometem agora encaminhar um dossiê com as reclamações contra a viação para o Ministério Público
O vereador André Maestri prometeu levar as reclamações dos usuários para o Ministério Público
A audiência pública marcada elos vereadores de Embu das Artes para debater os serviços prestados pela Viação Miracatiba na cidade foi um fiasco. Não pela falta de público ou pelo empenho da Câmara Municipal, mas sim porque a empresa não mandou nenhum representante.
A falta de respeito da empresa com o Poder Legislativo local revoltou os vereadores que protestaram contra a Miracatiba nas redes sociais. Eles prometem agora encaminhar um dossiê com as reclamações contra a viação para o Ministério Público de Embu das Artes. Nove vereadores estiveram presentes na audiência pública que não chegou a acontecer.
“Estamos indignados, tínhamos marcado há uma hora e meia uma audiência pública com a empresa Miracatiba, que atende, não… que não atende a população de Embu das Artes. Estamos aqui há mais de uma hora esperando os representantes da empresa para ouvir a população”, reclamou o vereador Edvânio Mendes (PT) em vídeo postado ao vivo em uma rede social.
O parlamentar ainda disse que “isso é desrespeito, eles [representantes da Miracatiba] demonstraram falta de respeito com as autoridades e principalmente com a população que precisa do transporte coletivo”.
O vereador Luis do Depósito (MDB) disse que existem muitas reclamações contra a empresa e que o serviço prestado pela Miracatiba é precário. “A população está indignada, essa empresa não cumpre horário, os veículos parecem uma carroça, eles não respeitam os idosos nos pontos. Essa empresa que já arrecadou bastante na nossa cidade dá esse retorno”.
Luis do Depósito disse ainda que os vereadores irão procurar o Ministério Público e a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo). “A gente fica indignado por ter ganho a licitação essa que é uma das piores empresas do Estado de São Paulo”, disse o parlamentar.
Já André Maestri (PTB) lamentou a atitude da empresa em não comparecer na audiência pública. “São várias as linhas, várias as reclamações, o estado dos ônibus. Essa empresa demonstra incapacidade e incompetência”. O vereador disse que chegou a ir na EMTU reclamar da Miracatiba e foi informado que a empresa já havia sido multada.
“Uma das maiores falhas é que não temos concorrência, a incompetência e falta de atenção, a superlotação. A Miracatiba está aí, ganhando o dinheiro dela e não renova os ônibus”.
Maestri disse que será feito um documento sobre os serviços prestados pela Miracatiba, além de relatar o descaso com a Câmara Municipal e a população. “Vamos encaminhar para o Ministério Público. Precisamos unir forças, esses problemas não são de hoje, espero que os promotores de justiça nos ajudem a cobrar a empresa”.
A reportagem tentou contato com a empresa, uma gravação informava que o atendimento era realizado apenas em horário comercial, a matéria foi fechada às 20h.