Viação Pirajuçara desmente informação que dois motoristas estariam infectados com coronavírus
A Viação Pirajuçara desmentiu na tarde deste sábado, dia 21, um áudio que circula nas redes sociais, principalmente pelo WhatsApp, que dois motoristas estariam trabalhando mesmo após terem contraído o novo coronavírus. A empresa classificou o áudio como fake news e repudiou a tentativa d elevar pânico para a população.
No áudio que viralizou nesta sábado uma mulher fala para uma suposta “amiga” que dois motoristas da linha Circular 6 estariam infectados e mesmo assim estariam trabalhando e recebendo o valor da passagem das mãos dos usuários.
“Já deu coronavírus positivo, tem vários sintomas. Só que a Pirajuçara não está tomando providência. Então se você tiver que pegar ônibus, pelo amor de Deus, use álcool gel, se vai levar dinheiro já leva trocado, nem pega de volta porque a gente não sabe quantos motoristas estão com coronavírus e a Pirajuçara não está higienizando os ônibus”, diz parte do áudio.
A Viação Pirajuçara informou que alguns motoristas apresentaram sintomas, mas nenhum caso foi confirmado e esses motoristas foram liberados, assim como todos os funcionários com mais de 60 anos.
A Pirajuçara também disse que alguns motoristas estão de férias, uma vez que o número de usuários diminuiu 45% e mais de 60% no horário de pico.
A empresa disse que possui na sua garagem enfermaria própria e está acompanhando de perto qualquer funcionário que apresente sintomas do coronavírus ou outras doenças. A Pirajuçara informou ainda que “funcionário não pega em serviço se estiver com qualquer sintoma, nem de resfriado”.
Os motoristas que estão doentes não precisam nem mesmo apresentar atestados médicos, já são liberados pela empresa. “Não há necessidade dos dispensados procurarem médico ou serviço de saúde”, complementou a Viação Pirajuçara.
Limpeza
Sobre a higienização dos ônibus, a empresa informou que com o surgimento de novos casos de coronavírus no estado de São Paulo, as viações Pirajuçara e Fervima intensificaram a limpeza dos ônibus. As ações têm como objetivo tentar barrar a disseminação do coronavírus em ambientes fechados, como os transportes públicos, que constantemente, são alvos de aglomerações.
Na última segunda-feira, dia 16, o prefeito Fernando Fernandes, anunciou as medidas que estão sendo tomadas pela prefeitura de Taboão da Serra, entre elas, o mandatário determinou que as empresas Pirajuçara e Fervima, responsáveis pelo transporte público municipal (ônibus circulares) e intermunicipal realizassem a limpeza e higienização dos veículos após cada viagem para diminuir a possibilidade de contágio dos passageiros.
Em nota enviada ao Portal O Taboanense, a empresa esclareceu que “já intensificamos a limpeza na garagem”. Ainda de acordo com a nota, as empresas estão veiculando campanhas educativas para alertar os usuários.
“Fixamos cartazes em todos os ônibus com orientações da Secretaria da Saúde sobre sintomas e medidas preventivas para esclarecer a população. Estamos orientando nossos colaboradores quanto à higiene e outras medidas preventivas já que estão expostos em suas atividades”.
As empresas disseram que “por enquanto é o que conseguimos colocar em prática” e que estão “estudando outras ações para ver o que será viável realizar”.
Gráfico