Viação Pirajuçara irá renovar 20 ônibus das linhas municipais
Viação Pirajuçara irá colocar em circulação 20 novos ônibus em cinco diferentes linhas Circulares de Taboão da Serra
A prefeitura de Taboão da Serra autorizou a Viação Pirajuçara a colocar em circulação 20 ônibus zero quilômetros nas linhas circulares da cidade. A previsão é que a renovação da frota comece já nesta quarta-feira, dia 3.
Atualmente a Viação Pirajuçara mantém 126 ônibus nas linhas municipais, a troca desses 20 veículos representa a renovação de 16% da frota. A empresa tinha adquirido os novos ônibus em outubro de 2017 e estavam parados desde então. Na época a prefeitura avaliou que a aquisição poderia representar um aumento na tarifa e não autorizou a circulação.
Nesta semana ao que tudo indica a prefeitura e a Pirajuçara chegaram em um acordo para que os ônibus pudessem circular. Com motores dianteiros, os veículos possuem elevadores para quem utiliza cadeiras de rodas, bancos especiais para idosos, obesos, gestantes, pessoas com deficiência ou em recuperação de tratamentos médicos, além de espaço para cão guia.
Segundo apurou o Portal O Taboanense os novos ônibus serão distribuídos entre as linhas com maior número de usuários. O Circular 4 deve receber seis veículos novos, já a linha 2, cinco carros. A linha 9, outros três ônibus. A linha 7.1, quatro e a 7.2 outros dois coletivos.
O secretário de Transportes, Gerson Brito, afirmou que a prefeitura autorizou a substituição de 20 ônibus da frota porque os veículos antigos alcançaram o prazo máximo de uso. “Por ora, não foi convencionado sobre aumento tarifário. Implantaremos, em breve, a central de bilhetagem eletrônica, e disponibilizaremos aos usuários plataforma para acompanhamento online dos ônibus circulares pelo celular”, disse.
Nesta quarta-feira, dia 3, às 10h, a Comissão Permanente de Transporte da Câmara Municipal de Taboão da Serra realiza uma audiência pública para debater a questão dos ônibus circulares no município. A reunião é aberta ao público e imprensa.
A reportagem tentou contato com a Viação Pirajuçara, mas não obteve retorno.