ViaQuatro e ViaMobilidade promovem campanha de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço
Julho Verde é o momento exato para conscientizar sobre a doença; ação acontece em parceria com o Instituto Oncoguia
No dia 27 de julho é comemorado o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, data criada para esclarecer a população sobre a doença, possível prevenção, diagnóstico e tratamento. A ViaQuatro e a ViaMobilidade trabalham para ajudar a promover a campanha, com ações sobre o tema nas estações até do dia 31 de julho.
Nos nichos de incentivo à leitura de todas as estações das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens e nas estações da Linha 4-Amarela e Linha 5-Lilás de metrô, o público encontra material informativo sobre o tema, produzido pelo Instituto Oncoguia.
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), a doença é o segundo tipo de câncer que mais afeta homens, ficando atrás somente do câncer de próstata. Enquanto entre as mulheres, é o quinto tipo mais incidente, atrás de câncer de mama, tireoide, cólon e reto.
O câncer de cabeça e pescoço atinge aproximadamente 40 mil brasileiros por ano — a maioria dos casos registrados tem manifestação assintomática, trazendo um alerta maior para sinais do corpo como: dificuldade para engolir, manchas brancas na boca, nódulo no pescoço por mais de duas semanas e mudanças na voz.
“Pensar no bem-estar dos passageiros faz parte das metas das concessionárias, por isso oferecemos atividades que possam promover a saúde de quem circula por nossas estações.” ressalta Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade das concessionárias.
Serviço
Julho verde — Conscientização e prevenção sobre o câncer de cabeça e pescoço
Distribuição de folders nos dos nichos de incentivo à leitura até 31 de julho: em todas as estações da Linha 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda.
Sobre o Instituto Oncoguia
O Oncoguia “nasceu” em 2009, da união de um grupo de profissionais de saúde e ex-pacientes de câncer, liderados pela psico-oncologista Luciana Holtz de C. Barros, que deu início à ONG, uma associação sem fins lucrativos, criada e idealizada com o objetivo de ajudar o paciente com câncer a viver melhor por meio de projetos e ações de informação de qualidade, educação em saúde, apoio e orientação ao paciente, defesa de direitos e advocacy. A ONG foi um segundo passo tomado por Luciana Holtz após a criação, em 2003, do portal Oncoguia. Uma necessidade que surgiu da observação clínica da psico-oncologista de que as informações disponíveis na internet, muitas vezes sem qualidade e falsas, deixavam o paciente com câncer assustado, preocupado e desamparado.