Videomonitoramento auxilia GCM de Taboão da Serra a localizar veículo que atropelou morador no Jd. Clementino

Trabalho de inteligência da GCM de Taboão da Serra foi primordial para identificar veículo que atropelou munícipe na segunda, 27
As câmeras do sistema de videomonitoramento do Centro de Operações e Inteligência da Guarda Municipal (GCM) de Taboão da Serra ajudaram a localizar e identificar veículo que atropelou e ocasionou a morte de um munícipe na última segunda-feira, dia 27, na estrada Kizaemon Takeuti, no Jd. Clementino.
Pouco antes das seis da manhã, um homem de 44 anos que saía para trabalhar, atravessou a via na altura do número 1.040 na faixa de pedestres e foi atingido por um veículo. O condutor fugiu sem prestar socorro. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
A GCM teve acesso às imagens das câmeras de segurança de um estabelecimento comercial da região que mostrava que o taboanense foi atropelado por um veículo na cor branca, do tipo SUV. No entanto, as imagens não mostravam a placa do veículo.
Cientes dessas informações, a GCM começou o minucioso trabalho de inteligência para localizar o carro e o possível autor. “Buscamos outras câmeras na região, para verificar se conseguíamos pelo menos a placa do veículo, mas foi sem sucesso. Então analisamos o tipo de carro que aparecia nas imagens do atropelamento e chegamos ao modelo Kia Sportage”, explicou o Comandante da GCM de Taboão da Serra Nivaldo Menocci.
“Posteriormente, buscamos nas imagens da nossa central veículos com essas características e localizamos um que estava com o lado esquerdo batido, o que poderia ser o mesmo que atingiu a vítima. Anotamos a placa, inserimos em nosso sistema e continuamos a monitorar”, comentou o comandante.
No dia seguinte, o mesmo veículo entrou em Taboão da Serra e foi identificado pelo sistema de videomonitoramento, que acionou imediatamente a Central de Operações e Inteligência da GCM. A Central informou o comandante e agentes que estavam em patrulha na região, que começaram a fazer a busca in loco em oficinas de funilaria. Chegando em uma delas, o veículo estava lá e, quando questionado, o funileiro informou que retirou o carro na residência de um cliente.
“Apreendemos o veículo e levamos para a delegacia. Em ação conjunta com policiais do 2º DP conseguimos identificar o condutor do veículo, que compareceu com advogado na delegacia e se apresentou como autor. Foi lavrado boletim de ocorrência por homicídio culposo (quando não há intenção de matar) e omissão de socorro, e ele foi indiciado”, explicou o comandante. “Infelizmente não podemos trazer a vida dessa pessoa de volta, mas pudemos identificar a autoria e, de certa forma, fazer com que o autor se entregasse”, completou Menocci.
O secretário de Segurança e Defesa Social, Dr. Rodrigo Falcão reforçou o trabalho da pasta e de corporação. “Se depender de mim, do Governo do prefeito Aprígio e da nossa GCM nenhum crime ou infração ficarão impunes. Investimos pesado na ampliação do sistema de videomonitoramento e no nosso serviço de inteligência e, através deles, conseguimos chegar a autoria de diversos casos, como esse do atropelamento da Estrada Kizaemon Takeuti. Nosso trabalho não para, não vamos descansar para garantir a segurança dos taboanenses”, afirmou.
O prefeito Aprígio agradeceu a todos. “Parabéns aos GCMs da nossa cidade, não apenas por darem desfecho a esse caso, mas por estarem todos os dias, 24h por dia, nas ruas trabalhando e zelando pela nossa população. Meu muito obrigado a todos pelo trabalho e por estarem comprometidos com a reconstrução da segurança da nossa cidade”, declarou.