Walter Costa, homem das artes, morre aos 71 anos em Taboão da Serra
Uma vida inteira dedica as diversas manifestações culturais. Assim poderia ser resumida a passagem de José Walter da Costa que faleceu na madrugada desta terça-feira, dia 21, após parada cardíaca. Um dos artistas mais importantes de Taboão da Serra se despediu longe dos palcos.
Walter Costa, como era carinhosamente conhecido no meio artístico de Taboão da Serra, flertou com as mais diversas expressões culturais dos últimos anos. Ator, fotógrafo, redator e escritor, entre outras habilidades, teve diversas e marcantes participações na Encenação da Paixão de Cristo.
Apesar pela paixão pelas artes, Walter Costa dividia seu tempo com outras atividades. Dono de uma das mais tradicionais contabilidades da região, desde 1969, primeiro no Jd. Ferreira em São Paulo e depois em Taboão da Serra. Apesar da carreira brilhante na ponta do lápis, seu grande legado sempre será lembrado na arte e cultura.
Outra paixão era a família. Walter deixa a esposa Catarina Aparecida Calvalhan da Costa, três filhos: Alexandre Calvalhan da Costa, Viviane da Costa Tagashira e André Calvalhan da Costa. Os netos Bruna Henriques Costa, Rafaela da Costa Tagashira, Rodrigo da Costa Tagashira, Gabriel Suncin da Costa, Alessandra Suncin da Costa, Maria Eduarda da Costa, Alexandre da Costa Filho e as bisnetas Maria Clara di Palma Tagashira e Maria Lua Di Palma Tagashira.
Walter Costa escreveu dois livros, O Lirismo e Trajetória, onde conta sua biografia até a luta contra o câncer. “Ele sempre foi engajado, sonhador, inspirava as pessoas. Ele deixa uma família bem grande, bem amorosa, ele sempre foi essa pessoa com todos”, afirmou Cristina, sua nora.
Na Câmara Municipal, durante a sessão, os vereadores respeitaram um minuto de silêncio em homenagem a memória de Walter Costa.
O vereador Anderson Nóbrega lamentou a morte do artista. “Ele era um grande entusiasta de todas as manifestações culturais da nossa cidade, uma pessoa inspiradora, que infelizmente nos deixa tão cedo”.
A atriz Natasha Marques, com quem dividiu os palcos, se despediu do amigo: “Descanse em paz José Walter Costa. Obrigada por tudo e por tanto”.
O velório e a cremação ocorreram no Cemitério Vale dos Reis na tarde desta terça-feira.