Walter Paulo completa 150 dias na Secretaria de Segurança e apresenta plano de combate a violência
Secretário destacou as mais de 1.100 ocorrências atendidas pela GCM nos sete primeiros meses do ano e disse que ação da guarda será ampliada
Walter Paulo, que foi vereador durante quatro mandatos em Taboão da Serra, comanda a secretaria de Segurança Pública de Taboão da Serra desde fevereiro
Eduardo Toledo, especial para O Portal O Taboanense
O ex-vereador Walter Paulo assumiu a Secretaria de Segurança e Defesa Social de Taboão da Serra há pouco mais de 150 dias. Em sua primeira entrevista ele fez um balanço dos primeiros cinco meses no comando da pasta, falou sobre as mudanças realizadas e detalhou o que pretende implantar nos próximos meses.
Na entrevista exclusiva dada ao Portal O Taboanense, em seu gabinete, Walter Paulo apresentou alguns dos projetos que já estão sendo implantados e outros que estão em planejamento. Entre os mais importantes, ele destaca uma operação especial com um grande número de GCMs e viaturas que irão ampliar a ronda nos horários entre às 5h e 8h e entre às 17h e às 20h.
“Esses são os principais horários aonde bandidos vem atacando moradores que saem e chegam do trabalho ou da faculdade, vamos colocar um efetivo maior, uma operação especial nesses horários para combater a criminalidade”, disse. Walter afirmou que o projeto já está em fase final de elaboração.
O aumento do efetivo deve acontecer em breve. A prefeitura abriu concurso para a contratação de 60 novos GCMs e no domingo passado, dia 26, mais de 1.300 inscritos realizaram a prova objetiva. A expectativa é que no início do próximo ano, após o treinamento, os novos guardas já estejam trabalhando nas ruas de Taboão da Serra.
Outra novidade apresentada por Walter Paulo é o aluguel de 10 novas viaturas para a GCM. “O prefeito Fernando Fernandes vem investindo pesado na renovação da frota. Além dessas novas viaturas, recuperamos seis motos da GCM que ajudam muito na ronda preventiva”, afirmou o secretário.
Ainda sobre equipamentos, Walter Paulo confirmou que a aquisição de coletes a prova de bala e fardamento já estão em processo de licitação. “Estamos aguardando essa fase licitatória, é questão burocrática. Já compramos novas pistolas que foram entregues aos nossos guardas. Precisamos capacitar e equipar nossa GCM e estamos trabalhando nesse sentido”.
Duas bases móveis, a do Pq. Marabá e da divisa com o Jd. João XXIII, que atualmente funcionam em carretas, serão transformadas em bases de alvenaria, uma medida que aumenta a proteção dos GCMs.
Sobre as câmeras de vigilância, Walter Paulo afirmou que foi realizado um contrato para a manutenção dos equipamentos e que as imagens auxiliam no combate ao crime. Algumas câmeras deverão ser mudadas de locais, uma vez que a prédios foram construídos na região central atrapalhando a visão.
Walter Paulo ainda disse que estuda a viabilidade da implantação de um “Núcleo de Inteligência” na Guarda Civil de Taboão da Serra para assessoramento estratégico e tomada de decisões no âmbito municipal.
“Temos mapeados os principais pontos de ocorrências, os locais mais críticos onde há o maior índice de ocorrências policiais e sociais. Essa estatística servirão para a elaboração de ordens de serviço para rondas constantes e operações de visibilidade para coibir ações criminosas em horários estratégicos”, lembrou.
Balanço
Cerca de relatórios e estatísticas, Walter Paulo apresentou os dados de produtividade da GCM nos últimos meses. “Tenho muito orgulho desses homens e mulheres que estão nas ruas protegendo nossa população e os equipamentos públicos. Os dados mostram o comprometimento da Guarda com Taboão da Serra”.
Apesar da grande necessidade de um policiamento ostensivo conta a criminalidade, Walter Paulo lembra que a prioridade da Guarda Civil Municipal continua sendo o patrulhamento preventivo, com a preservação dos bens públicos municipais, mas que o número de ocorrências policiais atendidas pela GCM vem crescendo todos os meses.
Segundo dados apresentados pelo secretário, de janeiro a julho deste ano foram mais de 1.100 ocorrências atendias pela GCM. “São números impressionantes, nossas estatísticas mostram o quanto a Guarda é importante, uma referência no nosso município”, disse. As ocorrências atendidas pela GCM vão desde perturbação do sossego até casos como tráfico, agressão a mulheres e roubos e furtos.
Entre as principais ações, Walter Paulo destaca a destinação de uma viatura da GCM para o projeto Patrulha Guardiã. “Essa equipe atende mulheres em situação de vulnerabilidade, que já foram ameaçadas ou que sofreram agressões e que precisam desse apoio. Funciona como base na Lei Maria da Penha e será ampliada de acordo com a demanda”.
Walter Paulo diz que nesse período procurou valorizar os profissionais que vestem a farda da GCM agilizando “os processos de evolução funcional com base exclusivamente na meritocracia”.
“Aqui na secretaria temos alguns processos burocráticos, que não muitas vezes não dão uma visibilidade, como a manutenção do convênio com a Polícia Federal garantindo o porte de armas, dando segurança jurídica nos trabalhos dos nossos agentes, mantendo a legalidade de sua atuação”, afirma.
Ao ser questionado sobre o fato de não ser uma pessoa ligada anteriormente à segurança pública e hoje administrar uma das pastas mais difíceis da prefeitura, Walter Paulo respondeu com bom humor as críticas que sofreu. “Vocês mesmos da imprensa falaram na época [que assumiu o cargo] que eu tinha uma grande experiência na vida pública, então é isso, estou usando toda minha bagagem para tocar a secretaria e hoje estou aqui te apresentado dados, números, estatísticas e projetos que já implantamos e os que ainda vamos implantar”.
Antes de encerrar a entrevista, Walter Paulo faz questão de lembrar que o trabalho da GCM vem sendo cada dia mais valorizado. “Tenho plena convicção que toda essa evolução não seria possível sem o comprometimento do prefeito Fernando Fernandes, o qual agradeço imensamente todo apoio e confiança”.