Wanderley Bressan completa um ano a frente da Secretaria de cultura e faz balanço
Há um ano à frente da Secretaria Municipal de Cultura, Wanderley Bressan fez um balanço do trabalho realizado nesse período. Durante entrevista ao Portal O Taboanense, o secretário afirmou que os resultados foram de avanços e conquistas, além de destacar comprometimento da equipe.
“Quando o prefeito [Fernando Fernandes] me convidou para a Secretaria de Cultura, ele tinha uma expectativa muito grande de que o governo dele pudesse ser marcado de alguma forma pelas políticas de cultura […] Hoje a Secretaria de Cultura se tornou uma das principais portas de interlocução do governo com as pessoas, e não é uma Secretaria isolada. Hoje ela promove e elabora projetos com todas as outras Secretarias”, ressaltou Bressan.
O secretário pontuou o que ele classifica como as “três grandes marcas” nesse um ano à frente da pasta. Inclusão da cultura; ocupação dos espaços, ou seja, a cultura espalhada por toda cidade; e o comprometimento da equipe, uma vez que os servidores tiveram o que ele classifica de a “autoestima recuperada” por esse governo.
Inclusão
Pensando em fortalecer as ações da pasta, desde que assumiu, Bressan se uniu às outras Secretarias para expandir a cultura e torná-la acessível a todos. “Além dos Cap’s e Cras, a Secretaria passou a atender a ADT [Associação dos Deficientes de Taboão da Serra] e o CRS [Centro de Reabilitação Social], que são dois equipamentos que atendem pessoas com deficiências mentais e físicas. O Ensino de dança para alunos da EMEBS [Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos] e o CIADEV [Centro de Integração e Apoio ao Deficiente Visual], escolas de deficientes visuais. Só aqui são três parcerias com as Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação. Hoje a gente pode dizer que a Secretaria de Cultura atende toda e qualquer pessoa com deficiência”.
Ocupação dos espaços e mais ofertas
Espalhar cultura pelos quatro quantos da cidade e atendar um número maior de munícipes era um dos desafios do secretário. Segundo Bressan, esse objetivo foi alcançado, a prefeitura passou de mil atendimentos para três mil. “Atendíamos cerca de mil pessoas, hoje atendemos em torno de três mil pessoas com as oficinas de cultura. A descentralização da Secretaria de Cultura também foi um avanço. Antes só tinha atividades de cultura aqui embaixo do Cemur, hoje está espalhado por toda cidade. A Arena Multiuso, que não tinha uso, hoje é tomada por atividades de cultura, todos os dias tem atividades, isso é uma vitória”, relatou.
Para Bressan outra grande conquista foi a inauguração do Centro de Cultura e Esportes no Jd. Das Margaridas. “Ali era um equipamento social, mas não tinha um desenho de qual seria a finalidade. E os acertos da Secretaria de Cultura fez com que ocupássemos aquele equipamento que é outra porta de atendimento para a população com as oficinas de cultura. Espalhamos o acesso à cultura”.
Equipe
O secretário relata que nesse período “recuperamos a autoestima dos servidores da Secretaria de Cultura, que era uma pasta coadjuvante do governo. Hoje a nossa avaliação é que, a Cultura é protagonista” do governo Fernando Fernandes. “O prefeito vai deixar um legado que nenhum outro governo fez, de mais de 30 funcionários públicos concursados como instrutores de atividades culturais, que vai de professor de ballet a professor de teatro, isso é muito importante, porque a gente está institucionalizando uma política de Cultura, não importa que seja o próximo [governo] vai ter que lidar com a Secretária de Cultura, isso é fantástico”, comemorou Bressan.
Escola de Bailado
Os alunos de dança vão ganhar um novo espaço, graças a uma emenda de R$ 2 milhões da deputada estadual Analice Fernandes. O prédio será construído dentro do Parque das Hortênsias, o projeto também faz parte da revitalização do parque, mais uma ação da Cultura.
Coletivos
Desde que assumiu, Wanderley Bressan propôs a reaproximação com os coletivos da cidade. Nesse período, a prefeitura passou a subsidiar alguns projetos. “Hoje os coletivos tem voz na Secretaria. Eles podem falar, ser ouvidos e serem acolhidos. Essa interlocução com os movimentos de cultura da cidade, é importante, existem pessoas, ativistas que produzem cultura, aquilo que a prefeitura não consegue fazer. A relação mudou, a prefeitura estrutura e contribuiu com uma série de manifestações artísticas na cidade”, disse.
Quentão do Taboão
O próximo grande evento na cidade será o Quentão do Taboão que acontecerá de 28 de junho a 28 de julho. “É uma agenda importante onde a gente valoriza os artistas da região e oferece acesso a grandes nomes da música sertaneja, forró e samba gratuitamente”.
Parque das Hortênsias
Bressan anuncia que o próximo desafio será dar um choque de gestão no Parque das Hortênsias. Algumas atividades já acontecem no espaço, como Yoga no Parque e o Dançando no Parque. “Há um grande desafio de transformar um parque que era um zoológico e dar um novo fim para ele. Transformar o local em um parque mais ecológico”, finalizou.