Wanderley Bressan divulga balanço dos 100 dias à frente da Secretaria de Cultura de Taboão
Nesse período a Secretaria ampliou o atendimento, passando de mil para cerca de 3 mil pessoas; as oficinas que aconteciam em 4 espaços agora ocorrem em 11
Wanderley Bressan pontuou as principais ações realizadas na Secretaria de Cultura nesses 100 dias dele à frente da pasta
Secretário de Cultura de Taboão da Serra, Wanderley Bressan, divulgou um balanço dos 100 dias que está à frente da pasta. Durante a coletiva de imprensa, ele destacou que ao tomar posse assumiu dois compromissos, a retomada do diálogo com os movimentos culturais da cidade e transversalidade da política pública de cultura.
“No dia da posse nós assumimos dois compromissos que acho que é o norte da nossa gestão na Secretaria de Cultura e todos os desdobramentos das ações que nós conseguimos construir até aqui elas vieram muito estruturadas nesses compromissos. Que é retomada do diálogo com os movimentos culturais da cidade e transversalidade da política pública de cultura”, declarou Bressan.
O secretário ainda destacou que já recebeu diversos movimentos culturais e que as portas da Secretaria estão abertas para receber os artistas. “Logo na primeira semana a gente construiu uma agenda intensa de constante diálogo com os mais diversos segmentos de cultura e de produção de cultura na cidade”, disse.
A Cultura também tem ocupado os espaços da cidade, além do Cemur, na região central. Bressan quer levar atividades culturais para todos os bairros.
A ocupação da Arena Multiuso, como um espaço para realizar atividades culturais; atividades no Parque das Hortênsias, renovação do convênio com a Associação Músicos do Futuro; contratação de novos professores concursados para as atividades culturais, investimentos na reforma do Cemur e da Biblioteca Municipal; preparação para nova eleição do Conselho Municipal de Cultura, Fórum e Plano Municipal, foram ações do secretário nesses 100 dias.
A Secretaria também fez parcerias com as Secretarias da Assistência Social e Esportes. Em parceria com a Secretaria de Esportes, 11 quadras da cidade oferecem aulas de Zumba. Com a Secretaria de Educação, cerca de 100 pessoas são beneficiadas com aulas de dança realizadas no Cemur com os alunos do Centro de Integração e Apoio ao Deficiente Visual (CIADEV) e da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos.
As oficinas oferecidas pela Secretaria de Cultura que atendiam em apenas quatro espaços atualmente atendem em 11. No Cemur, Cepim, Parque das Hortênsias, Vale dos Pinheiros, Projeto Aparecendo, Espaço Multicultural do CSU, CAPS 2, CECO, UBS Jd. Record, Arena Multiuso e no Cras Monte Alegre.
Há ainda uma previsão de que já em setembro, os sete CRAS, o Serviço de Medidas Socioeducativas, o Centro Pop e o Centro de Reabilitação Social do Jardim Vitória, tenham também as atividades da Cultura, numa parceria com a Secretaria de Assistência Social.
“A gente está democratizando o acesso a cultura. Promovendo uma inclusão social de todas as pessoas, para que todos tenham acesso garantido à produção cultural da cidade [..] Nós acreditamos que as oficinas de cultura é uma ferramenta determinante para conseguir concretizar a autonomia social”, ressaltou Bressan.
Entre os eventos realizados no período, estão a Oficina Prêmio Culturas Populares, Samba de Bika, Festa Arraial da Cajec, Mostra de Artes Plásticas em parceria com a Faculdade Anhanguera, Faça Arte nas Férias, Yoga no Parque das Hortênsias, Projeto Dois Pra Lá, Dois Pra Cá, Dançando no Parque, entre outros.