Zé Geraldo, Hugo Linns, Bivolt e Luizinho 7 Cordas se apresentam ao vivo no Palco Virtual
Em quatro dias de programação, artistas de Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo apresentam seus principais sucessos que vão da música caipira ao hip hop e do rock à música instrumental brasileira
De 22 a 25 de julho (quinta-feira a domingo), sempre às 20h, com exceção do domingo, cujo horário é às 19h, o Itaú Cultural retoma a sua programação musical do Palco Virtual com mais quatro shows ao vivo. Começa com o compositor mineiro Zé Geraldo, que faz apresentação em voz e violão de canções dos seus 40 anos de carreira. Na sexta-feira, é a vez da cantora paulista Bivolt mostrar um repertório que une as rimas do rap com melodias da música pop. O final de semana traz, no sábado, show do compositor e multi-instrumentista pernambucano Hugo Linns, que exalta as melodias do sertão nordestino através da viola. No domingo, o violista paulista, Luizinho 7 Cordas, mostra porque se tornou um dos principais representantes do samba e choro do Brasil.
As apresentações acontecem via Zoom e os ingressos, gratuitos, disponíveis pela plataforma Sympla (confira o link em www.itaucultural.org.br).
Conhecido como o roqueiro da roça, Zé Geraldo celebra mais de quatro décadas de estrada com um show intimista em voz e violão. O compositor seleciona seus principais sucessos, dos 19 álbuns autorais, onde a estética rítmica comporta tanto a postura contestadora do rock como a simplicidade caipira. O destaque fica por conta de músicas do seu mais recente trabalho, Hey Zé! (2019), que contou com as participações de Chico Teixeira, João Carteiro e Banda Mirim.
No dia seguinte, a rapper Bivolt apresenta repertório pautado no seu primeiro disco autoral BIVOLT (2020). Com uma mistura de rap com R&B e soul, as 14 faixas autorais apresentam ao público a dupla voltagem da artista, do lado mais pop, com estilo lovesong e um toque de R&B, ao mood vindo das batalhas de rap, com linguagem de rua, rimas mais intensas e muita dança.
Fim de semana
No sábado, o compositor Hugo Linns traz o universo da música do sertão com canções do seu disco Vermelhas Nuvens (2013). O álbum, que aprofunda os estudos de Hugo com a viola dinâmica, apresenta faixas instrumentais com viola de 10 cordas, violão tenor, baixo acústico e percussão.
O compositor faz parte da nova geração pernambucana e traz o universo da música cabocla do Nordeste graças ao seu aprendizado com os cantos indígenas, os coquistas, os cirandeiros, cantadores de viola e os rabequeiros de Pernambuco, numa mistura rica e autêntica com uma sonoridade peculiar e inovadora para o instrumento.
Para fechar a programação, no domingo, às 19h, o instrumentista de samba e choro, Luizinho 7 Cordas, mostra canções que fizeram a música brasileira ganhar projeção internacional na década de 1990. O violista paulista já se apresentou ao lado de grandes nomes da música popular brasileira, entre eles Demônios da Garoa, Nelson Gonçalves, Silvio Caldas, Ângela Maria, Cartola, Clara Nunes, Beth Carvalho, Elisete Cardoso, entre vários outros.
Próximos shows
No dia 29 de julho, tem show da Banda Nova Malandragem, grupo que une a percussão brasileira com o brilho da orquestra de metais. Depois, quem se apresenta é o Duo Ávuá, projeto formado pelos cantores Jota pê e Bruna Black. No dia 31, o show é do cantor e compositor piauiense, Getúlio Abelha. Para fechar a programação, dia 1º de agosto, Lulinha Alencar e Mestrinho fazem o encontro de sanfonas em homenagem a Dominguinhos.
Sobre os artistas
Zé Geraldo é compositor e instrumentista mineiro nascido em Rodeiro, na Zona da Mata mineira. Com mais 40 anos de estrada, 17 álbuns e 3 DVDs lançados, além de coletâneas, participações e compactos, Zé Geraldo é aclamado como artista independente, autêntico e totalmente alinhado ao seu discurso. O músico já se apresentou algumas vezes nos Estados Unidos e Canadá, onde foi bem recebido por brasileiros e latinos. No Brasil, seus versos são cantados em uníssono por seu público, que acompanha seus shows em Teatros, Feiras, Exposições e Ginásios.
Bivolt, cantora nascida no bairro do Ipiranga, é cria das batalhas de mcs na cidade de São Paulo. Deu seus primeiros passos musicais ainda aos 12 anos. Destaca-se pela atitude e protesto nas letras, foi chamando atenção dos artistas locais, que “resgataram” a Bivolt, levando-a para conhecer eventos como a Rinha dos Mc’s e oficinas de rima e Batalha do Santa Cruz. Dona de uma lírica expressiva e construções melódicas bem particulares, em 2017 apresentou uma nova fase do seu trabalho, “DOCE” que abriu caminho para se apresentar em diversos programas de TV como “Caldeirão do Huck” e no festival “Rock in Rio”.
Hugo Linns cresceu ouvindo as melodias características do Nordeste, desde sua formação inicial como musicista no Conservatório Pernambucano de Música, depois ingressou na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no curso de Licenciatura em Música, onde aprofundou seus conhecimentos musicais e foi pesquisador em Etnomusicologia pelo CNPQ. Vem participando de atividades culturais nacionais e internacionais exercendo a profissão de músico, arranjador, compositor, diretor musical , produtor, professor de violão, viola de 10 cordas e baixo elétrico.
Nascido em Marilia, interior de São Paulo, Luizinho 7 Cordas tem mais de 50 anos de carreira e é considerado um dos maiores instrumentistas do choro e do samba no Brasil. Figura fundamental na história da música brasileira, é o principal sucessor do lendário Dino 7 Cordas, nas palavras do próprio Dino.
Serviço
Zé Geraldo
Dia 22 de julho (quinta-feira)
Às 20h
Classificação indicativa: livre
Duração: 60 minutos
Em plataforma Sympla/Zoom
Capacidade: 300 ingressos
Reserva de ingressos pela plataforma Sympla
Bivolt
Dia 23 de julho (sexta-feira)
Às 20h
Classificação indicativa: livre
Duração: 60 minutos
Em plataforma Sympla/Zoom
Capacidade: 300 ingressos
Reserva de ingressos pela plataforma Sympla
Hugo Lnins
Dia 24 de julho (sábado)
Às 20h
Classificação indicativa: livre
Duração: 60 minutos
Em plataforma Sympla/Zoom
Capacidade: 300 ingressos
Reserva de ingressos pela plataforma Sympla
Luizinho 7 Cordas
Dia 25 de julho (domingo)
Às 19h
Classificação indicativa: livre
Duração: 60 minutos
Em plataforma Sympla/Zoom
Capacidade: 300 ingressos
Reserva de ingressos pela plataforma Sympla