Ziraldo, criador do Menino Maluquinho, participou de evento em Taboão da Serra em 2010
Em Taboão da Serra, Ziraldo foi recebido por educadores, entre eles o ex-vereador Professor Said Jorge de Moraes
• Acompanhe as redes sociais do Portal O Taboanense no Instagram, X e no Youtube
Com informações da Agência Brasil
O escritor Ziraldo morreu neste sábado (6) aos 91 anos. A informação confirmada pela família do desenhista foi que ele faleceu enquanto dormia, no apartamento onde morava, no bairro Lagoa, na Zona Sul do Rio de Janeiro, por volta das 15h.
Em 2010, Ziraldo esteve em Taboão da Serra em um evento de incentivo a leitura. A presença do escritor e desenhista aconteceu em um domingo chuvoso, mas isso não afastou as milhares de pessoas que estiveram pela manhã, na antiga Praça Luiz Gonzaga, no Pirajuçara.
Centenas de alunos das escolas municipais de Taboão da Serra foram prestigiar o Ziraldo e o grupo musical Palavra Cantada. O evento começou com quase duas horas de atraso devido a forte chuva, mas ninguém desistiu da espera, e a cada momento mais pessoas chegavam.
As primeiras atrações foram as fanfarras das escolas municipais de Taboão da Serra, em seguida o personagem principal entrou no palco. “O maior sonho da minha vida é transformar o Brasil em um país de leitura. Botar um livro nas mãos de uma criança é o maior benefício que se pode fazer a ela”, declarou Ziraldo, que parabenizou o município pelo trabalho desenvolvido na área da educação, o escritor é o padrinho do projeto de incentivo à cultura.
Na época, uma parceria entre a Prefeitura de Taboão da Serra e a Editora Melhoramentos possibilitou a distribuição de Kits de Leitura para todos os alunos do Ensino Infantil Jardim I e II e Ensino Fundamental da 1ª a 5ª série. Cada escola foi representada por um aluno juntamente com seu pai ou mãe, na entrega simbólica do kit de leitura, ao todo foram distribuídos mais de 30 mil kits.
Após a entrega simbólica dos kits, o grupo Palavra Cantada fez um show que encantou crianças e pais, que cantaram e dançaram. O grupo fez o lançamento do novo trabalho, no repertório cantaram músicas como ‘Pindorama’, ‘Criança não Trabalha’ e ‘Sopa’.
Na época do evento na praça, o prefeito de Taboão da Serra era Evilásio Farias e o secretário de educação, José Marco.
Adeus
Ziraldo é mundialmente conhecido por ser criador de O Menino Maluquinho e personagens da Turma do Pererê, além dos livros Bichinho da maçã, Flicts e Os Meninos Morenos, tendo sido um dos escritores infantis mais aclamados do Brasil.
O desenhista, chargista, caricaturista e jornalista foi também um dos fundadores do jornal O Pasquim, nos anos 1960, um dos principais veículos a combater a ditadura militar no Brasil.
No dia seguinte à edição do Ato Institucional nº 5 (AI-5), editado no dia 13 de dezembro de 1968 durante o governo do general Costa e Silva, Ziraldo foi preso em casa e levado para o Forte de Copacabana por ser considerado um “elemento perigoso”.
Mineiro
Ziraldo Alves Pinto, nasceu em Caratinga (MG), em 1932. Desenhista, caricaturista, cartunista, ilustrador, jornalista e escritor. Aos 7 anos de idade, em 1939, Ziraldo apresentou seu primeiro desenho no jornal Folha de Minas. Em 1949, muda-se para o Rio de Janeiro, onde fez carreira.
Atualmente, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB no Rio de Janeiro está com a exposição interativa Mundo Zira, em homenagem à obra de Ziraldo.
Sua mais conhecida criação, o Menino Maluquinho, nasceu nos anos 1980 e foi inspirado no filho do escritor. O personagem deu origem ao livro infantil campeão de vendas e ao filme de grande sucesso nos cinemas do país. O livro foi traduzido para o inglês, espanhol, basco, alemão e o italiano e teve adaptações para o cinema, teatro e televisão.
Com tantos personagens marcantes de histórias infantis, Ziraldo parou de produzir textos e desenhos em setembro de 2018, quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). Seu estúdio, onde trabalhou durante 70 anos, instalado no bairro da Lagoa, zona sul do Rio, está sendo transformado no Instituto Ziraldo.
Na TV Brasil, os 26 episódios do programa Um Menino muito Maluquinho foram apresentados ao longo de 2006. O cartunista e escritor ainda apresentou o ABC do Ziraldo durante cinco temporadas. Foram 189 episódios onde o tema era sempre incentivar jovens e crianças ao hábito da leitura.