Zôologico de Taboão busca novas parcerias com a iniciativa privada
ACERVO HISTÓRICO – Zoológico sem macacos não tem graça. Sem chimpanzé – o mais inteligente dos primatas – piorou. O Zôo Taboão prepara um recinto especial para receber um casal desta espécie. Para a colocação de ferragens reforçadas e vidro temperado de grossa espessura, exigidos pelo Ibama, a administração procura empresários para parceria. “A tendência moderna, implantada pelo prefeito Fernando Fernandes, é atrair a iniciativa privada para certos setores da gestão pública como o turismo e lazer, onde os investimentos privados têm retorno com publicidade”, diz o secretáio de Esportes, Lazer e Turismo, Said Jorge de Moraes.
Com a morte da chimpanzé Duala, o animal mais famoso do zôo, em 2000, os visitantes sentem falta deste tipo de bicho. Ela vivia no Zôo Taboão desde 1979, e morreu com 43 anos, devido ao agravamento de sua diabetes. Segundo a médica veterinária Ana Paola Cotini, este animal pode chegar aos 45 anos em cativeiro.
Grande público
O zoológico de Taboão da Serra recebeu, em 2002, um público pagante de 149.322 pessoas, não computadas as excursões de escolas públicas de Taboão, que levam em média 20 mil estudantes por ano. De janeiro a julho deste ano, os pagantes já somam 112.184. “O público cresceu muito com a chegada do casal de tigres siberianos, e com o fim do inverno e a chegada do casal de chimpanzés, a visitação subirá muito mais”, avalia o diretor do zôo, Melquíades José Ferreira, o Kid.
Segundo o diretor, na parceria para o acabamento do recinto dos chimpanzés “será dada prioridade às empresas taboananenses, embora o zôológico já tenha contado com empresas de fora, como a churrascaria Gramado Grill, do Embu”. Atualmente, toda a comunicação visual do zôo é patrocinada pelo hipermercado Extra Taboão, que tem sua marca nas alamedas, nas identificações dos recintos de todos os bichos, e plaquetas de orientação e advertência ao público.
Parque das Hortênsias – Todos os dias, das 9h às 17h. Ingressos: R$ 0,50 (crianças) R$ 1,00 (adultos). Praça Miguel Ortega, nº 500, fone 4787-3791