Zoológico, Zoo Safari e Jardim Botânico de São Paulo reabrem ao público
Para frequentar os locais, é importante que os visitantes tenham tomado a vacina contra a febre amarela
Jardim Botânico de São Paulo está reaberto ao público
Desde a última quinta-feira (15), o Zoológico, o Zoo Safari e o Jardim Botânico reabriram as portas para o público, segundo o anúncio das secretarias de Estado da Saúde e do Meio Ambiente. Os serviços funcionarão no horário de rotina, com reabertura a partir das 9h.
Desde janeiro, os três parques estavam fechados para ações de vigilância da febre amarela devido à confirmação de positividade da doença em um bugio encontrado morto. No entanto, o parecer técnico classificou a presença do vírus nestes locais como um fato isolado, restrito e com baixo risco de transmissão para humanos.
De acordo com os pesquisadores, as análises de macacos e mosquitos coletados não indicaram evidências da circulação do vírus de forma ampla e contínua nas áreas em questão. A conduta de reabertura é similar à adotada em relação ao Horto Florestal e aos Parques da Cantareira e Ecológico do Tietê nos últimos meses.
Para frequentar os locais, é importante que os visitantes tenham tomado a vacina contra a febre amarela pelo menos dez dias antes. Avisos serão fixados nas entradas de cada parque. Vale lembrar que a campanha de imunização contra a doença segue em curso, em 54 municípios paulistas, até esta sexta-feira (16).
Só neste ano, já foram vacinados 7 milhões de cidadãos em todo o Estado. Isso equivale ao balanço de 2017, quando 7,4 milhões de paulistas receberam a dose. Desde 2007, mais de 21 milhões de pessoas já estão protegidas contra a doença através da vacina.