Home › Taboão da Serra

UniFECAF realiza aula inaugural do Projeto TEIA com 220 profissionais da saúde e da educação em Taboão da Serra

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

18/10/2026 • 15:54
Divulgação
Divulgação

Por: Viviane S. Lhacer

Publicidade
Publicidade

Taboão da Serra (SP), outubro de 2026 – No último dia 14 de outubro, a UniFECAF realizou a aula inaugural do Projeto TEIA, parceria entre o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), a instituição e a Prefeitura de Taboão da Serra, que oferece 230 bolsas de estudos para servidores municipais das áreas da saúde e da educação.

O encontro reuniu 220 participantes, sendo 110 da saúde e 110 da educação. A formação inclui uma pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), com conteúdos relacionados ao atendimento e à inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A importância da iniciativa também está relacionada ao cenário nacional. Segundo o Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 2,4 milhões de pessoas com diagnóstico de TEA, o equivalente a 1,2% da população. O dado reforça a relevância de iniciativas de formação continuada para profissionais que atuam diretamente com pessoas autistas e suas famílias.

Na abertura, Joel Garcia destacou a importância da parceria para ampliar o acesso à formação e contribuir para o desenvolvimento da comunidade. O secretário municipal de Educação, Luciano Correia, agradeceu à UniFECAF pelas oportunidades oferecidas aos servidores e ressaltou a importância da qualificação profissional para aprimorar o atendimento nas escolas e fortalecer o acompanhamento dos estudantes e de suas famílias.

A programação contou com a apresentação do projeto pela doutora Letícia Ravachi, que abordou a articulação entre políticas públicas e serviços de atendimento às pessoas com TEA.

O encontro também promoveu reflexões sobre inclusão, acolhimento e os desafios enfrentados por profissionais da saúde e da educação no acompanhamento de pessoas neurodivergentes.

O evento reuniu ainda representantes das secretarias municipais, incluindo Taís, da Secretaria de Saúde, e os vereadores Anderson Nóbrega e Onishi. A presença de representantes do poder público reforçou a importância da cooperação entre instituições de ensino e administração municipal na construção de iniciativas voltadas à formação profissional e ao aprimoramento dos serviços públicos.

A parceria entre a UniFECAF, o Ministério Público de São Paulo e a Prefeitura de Taboão da Serra busca aproximar a formação especializada das demandas da rede municipal, contribuindo para a qualificação dos profissionais e para um atendimento mais preparado e inclusivo. A iniciativa também reforça o papel da educação continuada no desenvolvimento de políticas públicas voltadas às necessidades da população.

TAGS

Notícias relacionadas

Publicidade
Publicidade