Home › Taboão da Serra

Inteligência e tecnologia no combate ao crime: comandante da PM fala sobre segurança na região

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

05/11/2026 • 20:41
Lucas Cardoso
Lucas Cardoso
Tenente-coronel Edson Castro

O combate à criminalidade exige mais do que presença policial nas ruas. Para o tenente-coronel Edson Castro, comandante do 36º Batalhão da Polícia Militar, o uso da inteligência, da tecnologia e da análise de dados é fundamental para orientar o policiamento e enfrentar o crime organizado. Em entrevista ao EmOff Cast, do Portal O Taboanense, ele falou sobre os desafios da segurança em Taboão da Serra e Embu das Artes e relembrou sua trajetória na corporação.

Publicidade
Publicidade

Há cerca de três meses à frente do batalhão, responsável pelo policiamento nos dois municípios, Castro participou de uma conversa com o jornalista Eduardo Toledo. A entrevista abordou desde sua história pessoal até os caminhos para aprimorar a atuação policial, com destaque para a integração entre as forças de segurança e a qualificação dos profissionais.

Da feira livre à carreira militar

A trajetória profissional de Castro começou muito antes de vestir a farda. Aos seis anos, ele já ajudava o pai em uma feira livre em Ribeirão Preto. A entrada na Polícia Militar ocorreu no início dos anos 1990, incentivada por um vizinho que era oficial da corporação.

Ele começou a carreira como soldado e, em 1996, prestou concurso para a Academia do Barro Branco, instituição responsável pela formação de oficiais da Polícia Militar paulista.

A região de Taboão da Serra também faz parte de sua história profissional. Entre 1999 e 2001, Castro trabalhou na área, período em que iniciou a carreira como oficial em Itapecerica da Serra. Agora, retorna em uma posição de maior responsabilidade, à frente do batalhão que atende Taboão e Embu.

“Comecei a carreira como soldado e fiz o concurso para a Academia do Barro Branco em 1996. Trabalhei nesta mesma região entre 1999 e 2001, quando iniciando a carreira de oficial em Itapecerica da Serra. É uma satisfação imensa retornar agora, na fase final da carreira, com uma responsabilidade bem maior, e rever pessoas e locais que marcaram o meu início há 25 anos.”

Formação acadêmica e inteligência policial

A experiência na corporação foi acompanhada por uma trajetória de estudos. Castro tem doutorado em Ciências Policiais e Ordem Pública, graduação em Direito e cursos de capacitação internacional em Harvard e Denver, nos Estados Unidos.

Para o comandante, a segurança pública precisa ser planejada com base em conhecimento técnico e informações confiáveis. Ele defende que a análise de dados e o aprimoramento profissional são fundamentais para direcionar as ações policiais e enfrentar organizações criminosas.

“Na área de segurança pública, a Polícia Militar deve trabalhar sempre com conhecimento, ciência, demonstração de dados e transparência. O aprimoramento constante e a inteligência são fundamentais no combate ao crime organizado.”

Redação

Redação

Nossa redação é dedicada à cobertura jornalística dos acontecimentos que impactam a vida da população, com informações sobre política, economia, segurança, saúde, educação, cultura e cotidiano. Nosso compromisso é oferecer jornalismo independente, informação relevante e notícias de interesse público.

TAGS

Notícias relacionadas

Publicidade
Publicidade
Fale conosco